Halandri, norte de Atenas: Intervenção anarquista em um teatro municipal ao ar livre

Na sexta-feira à tarde, 8 de julho, camaradas da okupa Prapopoulou realizaram uma intervenção com duplo propósito durante um concerto de verão no Teatro Rematia (Evripidio), em Halandri, norte de Atenas. Uma mesa com textos de contra-informação foi colocada por aproximadamente três horas na entrada do teatro, enquanto várias pessoas foram instigadas a entrar de graça no concerto. A ação dos okupas foi bem recebida e foi possível levantar uma boa quantia de dinheiro solidariamente, embora tivessem acontecido pequenos conflitos com os organizadores do concerto e com as autoridades municipais que tentaram impedir a intervenção.

“Reapropriação do espaço público, contra a mercantilização”, “O terrorismo de Estado não passará. Apoio efetivo para os presos em 28 e 29 de junho” foram os dois principais tópicos do texto que foi distribuído e lido no microfone para o público no início do concerto. Uma faixa solidária foi desfraldada no palco.

Por um lado, os okupas da Prapopoulou expressaram sua oposição ao controle e encargos para entrar neste teatro municipal ao ar livre, localizado na paisagem natural da Rematia (“Corrente”). Eles também tomaram uma posição contra a comercialização de todos os aspectos da vida cotidiana no contexto atual de um crescente e duro ataque contra a sociedade por parte do Estado e dos capitalistas.

Por outro lado, a intervenção enfatizou a contra-informação acerca dos incidentes brutais de repressão durante a greve geral de 48 horas nos dias 28 e 29 de junho. Os okupas informaram às pessoas sobre as penalidades extorsivas que foram impostas aos manifestantes presos. Circularam caixas para apoio financeiro, a fim de obter a quantia das fianças. Eles também falaram sobre a necessidade de uma solidariedade concreta com os que estão resistindo nas ruas e praças.

[retirado do contra info / tradução ana – agência de notícias anarquistas]

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.