Mais de 150.000 manifestantes na Praça Syntagma ontem!

Syntagma ontem. 05 jun 2011.

Ontem, domingo 05 de junho, uma multidão cujo tamanho dificultou até mesmo uma estimativa de números, se encontrou no centro de Atenas para protestar contra a crise capitalista e o Memoramdum. O chamado para um levante pan-europeu viu mais de 100.000 (alguns estimam números muito maiores) enchendo a praça Syntagma e muitas avenidas na proximidade. Em contraste a encontros anteriores, a presença policial foi também bem maior, com cercamento entorno do prédio do parlamento e linhas duplas ou triplas de policiais anti-distúrbio em volta.

Cerca e canhão d'água. Xs políticxs tentam se proteger desde já.

A cidade está agora se preparando para a Greve Geral de 15 de junho, que também é a próxima data de ação anunciada na praça Syntagma. Ambas as mobilizações (Greve Geral e a ação dxs okupantes de Syntagma) tem como alvo o novo acordo entre o governo e a troika (FMI/UE/Banco Central Europeu) que de acordo com os planos dxs de cima está para ser votada no parlamento na manhã do dia 15. A assembléia da praça Syntagma já convocou um bloqueio do parlamento a partir da noite do dia 14. Em adição às cercas instaladas em volta do parlamento, também já foi posicionado um canhão d’água para ser usado contra xs manifestantes.

Ontem manifestações similares aconteceram em Tessalônica, Patras, Heraklion, Larisa, Volos e muitas outras cidades gregas. Na cidade de Chania, ilha de Creta, fascistas apareceram empunhando armas no encontro, numa falha tentativa de provocar a multidão lá reunida.

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.