O “programa de acordo financeiro de médio-prazo” entre o governo grego e a troika (FMI/UE/BCE) será submetido ao parlamento grego nesta sexta, 24 de junho. A votação acontecerá no início da semana que vem, dias 28 e 29.
Assembléias Populares de três bairros de Atenas (Ampelokipoi, Polygono and Erythros) chamaram para uma manifestação-bloqueio da sede do Canal MEGA (canal televisivo governista e pró-troika). Chamaram as pessoas para se encontrar amanhã às 18:30 na estação do metrô de Ampelokipoi. Pretendem de lá marchar até à sede da MEGA e bloquearem o prédio.
Os dois maiores sindicatos gregos, GSEE e ADEDY (considerados como sindicatos mainstream), chamaram para uma nova Greve Geral de 48 horas (a primeira na história recente do país que tradicionalmente chama Greves Gerais de 24 horas apenas) para os dias de votação, 28 e 29 de junho (terça e quarta). A começar com uma concentração às 11:00 da terça no Mars Field (Pedion Toy Areos) e um outro protesto às 19:00 quarta na praça Klauthmonos.
A Assembléia Popular da Praça Syntagma soltou um chamado de apoio à Greve Geral, conclamando ao povo a manter a praça ocupada e a todxs xs demais para não trabalhar ou consumir durante os dois dias de greve / votação do parlamento. Finalizam o chamado com: “ou elxs ou nós. Democracia Direta já!”.
Ao que tudo indica, mais conflitos estão por vir.