Squat Skaramaga: desalojo, reokupação, resistência

Na manhã do dia 29 de julho, os squats Skaramaga e Patission 61 foram desalojados por pesado contingente policial, seguido de ação legal dxs proprietárixs do imóvel. Uma pessoa que entrou no prédio para estar presente durante os procedimentos de despejo foi detida. Outras setenta pessoas que tentaram se aproximar do prédio foram empurradas de volta por forte força policial. [Veja aqui os vídeos: vídeo 1 vídeo 2]

Abaixo, ações de solidariedade ao espaço e seus okupantes:

Ação de solidariedade com a Okupa Skaramaga

A 2 de Agosto, membros da Contra Info colocaram um banner escrito em Inglês em solidariedade com a Okupa Skaramaga no pátio da Escola Politécnica de Atenas (Polytechnio), na rua Patission.

Banner solidário na Politécnica.

Também foi distribuído o seguinte texto de contra-informação sobre a incursão policial na Okupa Skaramaga – em Inglês e Francês – durante o encontro de solidariedade na Praça Monastiraki:

ESTADO E PATRÕES ATENTEM BEM: MANTENHAM AS VOSSAS PATAS BEM LONGE DA OKUPA SKARAMAGA

Na manhã de sexta-feira, 29 de Julho de 2011 as forças repressivas e persecutórias do Estado grego efectuaram de novo uma operação de estilo militar em pleno centro da cidade de Atenas.

Assassinos em uniforme – ou seja polícias gregos – invadiram uma okupa  anarquista na junção do nº 61 da Rua Patission com a Rua Skaramaga, bloqueando o edifício mais de cinco horas ao apelo de um delegado do proprietário “legítimo”, o Fundo das Pensões dos marinheiros (ΝΑΤ). Os polícias confiscaram todos os computadores e um servidor de internet da Okupa. Para além disso, um dos ocupantes que tinha entrado juntamente, a fim de estar presente durante as investigações, foi preso e mantido sob custódia na esquadra de Omonia. Acusado de três delitos, só foi libertado no sábado seguinte tendo sido marcada para 10 de Agosto a sua data de julgamento.

Esta operação policial não surgiu do nada. Em particular e nesta  zona central da cidade  as Okupas anarquistas da Villa Amalias e de Skaramaga tinham sido já  atacadas pela polícia e pelos fascistas em Maio, no contexto dos violentos ataques contra os e as imigrantes, -realizados no centro de Atenas pelos nazi-fascistas, tendo por pretexto a brutal morte de Kantas Manolis, enquanto que grupos neo-nazis lançavam pogroms- ferindo centenas de imigrantes e apunhalando mortalmente Alim Abdul Manam, do Bangladesh.
A Okupa Skaramaga é um dos projetos anarquistas alargados que emergiu da revolta de Dezembro de 2008. Desde então, ela tem resistido como ponto de encontro dos movimentos sociais radicais assim como uma rampa de lançamento para indivíduos e coletivos que lutam pela emancipação social.

Este ataque aconteceu poucas horas antes da expulsão de ocupação de tendas na Praça Syntagma ao amanhecer de sábado, dia 30 de Julho. A desocupação da Praça Syntagma foi dirigida por Eleni Raikou, o mesmo que ordenou o despejo imediato da Faculdade de Direito de Atenas, onde 300 imigrantes-trabalhadores tinham iniciado uma greve de fome em Janeiro de 2011.

Os atos de repressão da Junta democrática, da semana passada, ocorreram um mês depois do Estado cometer crimes contra milhares de manifestantes, durante a greve geral de 48 horas, de 28 e 29 de Junho. Pelo menos 500 pessoas ficaram feridas e 23 foram detidas na sequência das manifestações contra o novo plano de austeridade e a degradação das suas condições de vida.

Tomamos posição contra o , a opressão e o genocídio social orquestrados pelo Estado e pelos patrões, pela resistência, pela solidariedade, pela auto-organização das lutas sociais, sem compromissos.

Ocupantes e companheiros de solidários reocuparam o edifício de squat Skaramaga e acções de  solidariedade internacionais serão bem-vindas. Qualquer ataque por parte do Estado e / ou pelos neo-nazis contra Okupas como a Skaramaga, é um ataque contra o movimento anarquista internacional e não será tolerado. Nós lhes barraremos o caminho e rispostaremos!

Parem IMEDIATAMENTE todas as perseguições contra as Okupas!

Em solidariedade,
Contra Info, Rede de tradução de Contra-Informação
contrainfo.espiv.net

Chania, Ilha de Creta: Banner em solidariedade ao squat Skaramaga

Banner pendurado no velho porto de Chania em um ato solidário do squat Rosa Nera. No banner lê-se: SOLIDARIEDADE COM O SQUAT SKARAMAGA / TIREM SUAS MÃOS DOS SQUATS

Banner solidário em Chania, Ilha de Creta.

Paris: um banner em solidariedade com a Okupa Skaramaga

Companheiros da Okupa  Buissonnière, nos arredores de Paris, em  Fontenay-sous-Bois, expuseram um banner em grego, em solidariedade com a Okupa Skaramaga & Patission 61 de Atenas.

Banner solidário em Paris.

[notícias publicadas em contra info e from the greek streets]

This entry was posted in General. Bookmark the permalink.

2 Responses to Squat Skaramaga: desalojo, reokupação, resistência

  1. Pingback: Chania, Ilha de Creta: Banner em solidariedade á okupa Skaramaga « Contra Info

  2. Pingback: Chania, Ilha de Creta: Banner em solidariedade ao squat Skaramaga « Contra Info

Comments are closed.